-

-

Tico Santa Cruz tirando as palavras da minha boca...

Achei esse texto no blog http://bloglog.globo.com/ticosantacruz/ do Tico Santa Cruz, líder da banda Detonautas, e gostei MUITO, mas muito mesmo! Achei digno postar aqui, já que ele diz bastante sobre o que eu penso sobre certas pessoas, então fica aí, leiam e respondam à pergunta, que nesse texto, foi feita. Valeu.


"Na verdade ando meio cansado de fazer esse papel de crítico, de chato, de ranzinza. Papel ingrato do caralho. Você observa coisas ridículas acontecendo, quer de alguma forma colaborar para que elas não aconteçam e acaba se tornando um estorvo na vida das pessoas. Parece que você quer proteger o mundo, quer dizer o que é verdade ou mentira, quer ditar o que é bom ou ruim. Fica um clima meio ditador mesmo. No sentido pérfido da palavra.

Mas não é nada disso, o que tento é apenas conduzir quem me cerca sobre fatos que devemos questionar. Me refiro a questões que não podem acontecer livremente em sua representação do ridículo e não sofrer oposição.
A mim seria o mesmo que compactuar com este método, e me aproveitar de certa forma dele. Mas já tem tanta gente se aproveitando e fazendo este papel de babaca, então prefiro ser chato. Antes chato que Babaca.

Babaca é foda. Não é nem o cara que aceita calado, a esse podemos chamar de Otário. O Babaca é diferente do Otário que por sua vez é diferente do Chato. Mas existem casos em que o cara além de Babaca é Otário e chato.

O Chato é o inconveniente que vocês escuta e atura porque enxerga algum comportamento ou conteúdo que salve eventualmente. Aquele que fica ali, perturbando, gerando pequenos incômodos e de repente faz uma observação pertinente. Mas tem chato também que quer passar de legalzão, de gente boa. O chato que quer ser bacana e engraçado o tempo todo. Esses, são toleráveis, desde que não se tornem babacas na medida em que percam as referências do médio senso.

O Babaca se acha foda. Esse é que é o problema. O Chato também se acha foda eventualmente. Mas se coloca diferente, se expressa de forma tolerável. O Babaca não, o babaca quer parecer diferente, quando é o mais igual de todos. O Babaca ele quer te atingir, não quer te ajudar. O Babaca fica na espreita de um vacilo seu. O Babaca se faz de amigo também, mas não faz questão de dar sinais de falsidade. Talvez por ser tão babaca muitas vezes, nem chegue a pensar nisso. É o tipo de babaca que se distraí com elogios. Adora um elogio. Que Babacão. Se acha o determinador do DNA do salvador. Ops, acho que exagerei. Confesso.

Quis tornar o babaca mais babaca do que ele possivelmente seja.

E o Otário? Tem muitos tipos de otários.

Os otários que pensam que são malandros, que acham que enganam os outros e nem percebem que o tempo inteiro estão deixando o cu na reta. Tem aqueles otários que ficam falando da vida dos outros. Tomando conta mesmo, observando, explanando acontecimentos, fazendo julgamentos e condenações. Otário. Tem o otário que quer gastar uma onda daquelas que vem sorrindo, Toma um forte nos córneos de resposta e fica tentando difamar. Tem o Otário clássico que adora ser enganado, paga pra ser enganado, as pessoas dizem que ele esta sendo enganado, mas ele continua achando que está tudo certo. E no fim... Toma no Rabo e acha que se deu bem.

Em suma, To cansado de fazer o papel do chato.

Babaca eu não sou, tenho consciência de minhas motivações. Tenho propósitos coletivos, o Babaca tem propósitos apenas particulares. Não me sinto otário. Só na medida de quando posso ser mal interpretado em minhas tentativas de provocação e questionamento e passe um pouco do limite. Buscando ser um pouco mais radical do que o que se tornou normal. Quando existe uma situação alarmante, alguma coisa radical tem que ser dita. É como o tapa na cara que você toma quando esta cego de cólera e no princípio você fica constrangido ou com raiva e no segundo seguinte você desperta para o que de fato esta se passando.

Vou tentar ser bonzinho. Dar sorrisos falsos, quando não estiver sorrindo das coisas bonitas que estou representando. Porque há o Bonzinho que é de índole boa, e o bonzinho que quer apenas manter a pose. Ao que quer manter a pose em geral encontramos posturas bem hipócritas. Dizem uma coisa que sabem que não são capazes de colocar em prática.

O Chato, diria na cara. Isso seria desagradável talvez, mas pelo menos objetivo.

O Bonzinho ganha os méritos. Até do que não lhe foi de responsabilidade. Aceita propostas que possam manter sua posição confortável. Eu queria trocar um pouco. Ganhar dinheiro sorrindo de tudo. Sendo gente boa de verdade. Porque é importante defender a razão. Aplausos coletivos. A única inconveniência do bonzinho é que ele é bastante previsível. O Bonzinho não é otário. Ele sabe muito bem como tirar frutos positivos de suas boas Ações. Ele não faz de sacanagem não, ele é bonzinho mesmo. Vale a pena exaltá-lo como exemplo.

Porra, eu nunca fui exemplo de porra nenhuma.

Não me coloquei de exemplo. Peco por ser chato. Se eu conseguisse controlar, ou talvez equilibrar um pouco mais meus rompantes, talvez conseguisse fazer uma política melhor. Mas é complicado pra mim ver alguma coisa gritantemente absurda e achar que seja normal. Não consigo.

Não pense que não me incomoda, mas, alguém precisa fazer esse papel. Ninguém quis. Eu peguei na sobra. Talvez eu tenha nascido para assumir esse papel, mas é chato as vezes. Me cansa também admito.

Contudo, diante desse sistema de preservação de certas referências, quando a maioria que poderia fazer isso melhor, simplesmente vira as costas, você olha e se pergunta: Então eu deixo morrer, deixo apagar ou assumo a chama e a levo adiante?

Se escolher levar adiante, então tenha determinação. Quem for capaz de entender, entenderá, os incapazes não aprenderão isso do dia pra noite. Beira ser nesse momento em que meu entendimento perde o rumo na bússola e perde imediatamente a direção.

Não é porque é o Brasil não. Acho que o papel critico é inconveniente muitas vezes em qualquer sociedade. Porque ele tira do conforto e tudo que tira do conforta é chato.

E você?

É legal? É bonzinho? É gente boa? É Chato ? É Babaca ? Ou é Otário?

Responda a próxima pergunta:

Quem você acha que é?"

2 comentários:

  1. Esse é o cara.
    Apesar de não gostar muito das músicas, tenho que admitir que ele é super inteligente. Difícil dizer quem eu sou, mas certamente não quero ser nem babaca nem otária uhauhauhauha

    Adorei o texto, vocÊ sempre me surpreende, tanto com os textos, quando com as citações.

    ResponderExcluir
  2. Ninguém quer ser mais um otário ou mais um babaca. Oi tem gente que quer e gosta disso.
    Como o Tico disse, eu sou o tipo de pessoa que quer proteger o mundo e essas babaquices nunca acabam.
    http://www.claudiaalvesinteriores.blogspot.com/

    ResponderExcluir