-

-

Por que mentias?

Por que mentias, leviana e bela,
Se minha face pálida sentias
Queimada pela febre?... e minha vida
Tu vias desmaiar... por que mentias?

Acordei da ilusão! a sós morrendo
Sinto na mocidade as agonias.
Por tua causa desespero e morro...
Leviana sem dó, por que mentias?

Sabe Deus se te amei! sabem as noites
Essa dor que alentei, que tu nutrias!
Sabe este pobre coração que treme
Que a esperança perdeu porque mentias!

Vê minha palidez: a febre lenta...
Este fogo das pálpebras sombrias...
Pousa a mão no meu peito... Eu morro! eu morro!
Leviana sem dó, por que mentias?

Álvares de Azevedo

Um comentário:

  1. Álvares de Azevedo foi um dos poetas mais melancólicos da segunda geração romântica Brasileira, as poesias dele mexe muito nas pessoas e demostrava como eu lírico dele era triste.

    Salve os imortais poetas brasileiros.

    Olha minha nova atualização.

    http://mundodorrx2r4r.blogspot.com/b/post-preview?token=90NkJDIBAAA.8FKrQgodSjUTzBWDs2fasQ.bAd_vxYNbQlV2Oh5lFO6uQ&postId=8611937619311423442&type=POST

    Chez!

    ResponderExcluir